VEJA POR QUE AS ARGILAS SÃO EXCELENTES PARA CUIDAR DA NOSSA PELE
ESTUDO CIENTÍFICO
A argila é muito utilizada para fins estéticos, mas há documentos que indicam que na antiguidade o uso da argila já tinha prescrições para fins medicinais.
Cita-se que ela teve destaque e grande emprego entre os médicos gregos, árabes e romanos, como Dioscórides, Avicena, Galeno e Plínio. Atualmente apesar dos avanços tecnológicos, as utilizações dos princípios ativos naturais inclusive os da argila, estão presentes na maioria das formulações cosméticas (AMORIM; PIAZZA, 2012).
Fonte da pesquisa: https://repositorio.animaeducacao.com.br
Tipos de argilas
Existem muitos os tipos de argila para cuidar da nossa pele. As mais conhecidas são: Argila Verde / Branca / Amarela / Rosa / Marrom / Cinza / Preta / Roxa / Vermelha.
Mas você conhece cada uma delas e seus benefícios?
veja como as argilas podem ajudar
Argila verde
Indicada para peles oleosas e acneicas, a argila verde é rica em silício e alumínio. Além de possuir propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas que combatem espinhas e cravos. Esse tipo de argila ajuda regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto.
Argila Amarela
Rica em silício, elemento com ótimo potencial regenerador dos tecidos, esse tipo de argila é capaz de estimular o rejuvenescimento. Garante uma melhora na síntese de colágeno e maior elasticidade da pele, assim, retardando o envelhecimento e reduzindo rugas e inflamações.
Argila Branca
Possui um PH muito próximo da pele. Indicada principalmente, para peles sensíveis e desidratadas, o que as faz ser excelente para clarear e absorver oleosidade sem desidratar.
Também ajuda cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo, reduzindo inflamações.
Argila Marrom
Esse tipo de argila tem efeito rejuvenescedor no tecido da pele. Purificante, adstringente e cicatrizante é bastante eficaz contra a acne e espinha.
A argila marrom também tem o poder reduzir inflamações, tonificar e ativar a circulação, ajudando a pele a se manter firme por mais tempo.
Argila Preta
Com poder estimulante e antioxidante, esse tipo de argila, também conhecida como lama negra ou lama vulcânica, é retirada de profundidades superiores a 5 metros e, por isso, contém diversas propriedades naturais que pode melhorar significativamente o aspecto e a saúde da sua pele.
Devido ao alto teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, a argila preta tem ação anti-idade e ainda ajuda a atenuar manchas na pele.
Argila Vermelha
É uma ótima opção para quem tem pele sensível e rosada, rica em óxido ferro, cobre e silício mas pode ser usada por todos os outros tipos de pele, sem contraindicação. Com poder hidratante, antioxidante e regenerador, ela combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Argila rosa
A mais suave entre todos os tipos de argila, é indicada para peles sensíveis e delicadas. Ela também ajuda a limpar e remover as células mortas da pele, além de ter poder cicatrizante e antisséptico.
ARGILA CINZA
Ela é um esfoliante fantástico devido o alto teor de titânio presente em sua composição, e ainda combate espinhas e cravos, deixando a pele lisinha. Antioxidante natural, a argila cinza clareia as manchas da pele, ajuda na redução de medidas e ainda regula a seborréia capilar
Argila roxa
Possui grande poder tensor e é bastante indicada nos tratamentos de flacidez por atuar na síntese do colágeno na pele. A máscara é perfeita para peles maduras, sensíveis e secas.
Como fazer a aplicação da argila na pele
As argilas podem ser utilizadas no rosto, corpo e no couro cabeludo, então deixe a região bem limpa antes da aplicação.
O exemplo a seguir, seria de uma aplicação no rosto.
– Antes de mais nada, remova toda maquiagem do rosto e deixe a pele bem limpa.
– Se preferir, faça uma vaporização para ajudar a abrir os poros. Isso pode ser feito com uma toalha morna por alguns minutos ou aproximando o rosto de uma recipiente com água quente.
– Não utilize colher de metal, se possível de madeira e um recipiente de vidro.
– Na preparação da máscara, você pode usar água filtrada ou chá de camomila, lembrando que o chá precisa estar bem frio.
– A mistura precisa ficar parecida com uma pasta grossa.
– As argilas são naturais, mas é bom evitar as áreas dos olhos e lábios
– Não deixe a argila secar no rosto, se ela começar antes do tempo que pretende deixar na região, borrife mais água filtrada ou chá de camomila para manter ela hidratada.
– Algumas peles podem ainda ficar levemente avermelhadas, pois a argila ativa a circulação.
– Após a retirada da argila, evite aplicar cremes e maquiagens, deixe a pele respirar por cerca de 2 ou 3 horas.
agora vai aqui uma super dica
Se você tem uma pele mista, sabia que pode combinar mais de um tipo de argila?
Essa é uma técnica chamada MULTIMASKING, muito conhecida e usada pelos profissionais da área.
Exemplo: Se você tem pele mista pode aplicar a argila verde, que é anti-oleosidade, na zona “T”, e a argila vermelha que tem poder hidratante nas partes mais secas do rosto como as bochechas.
Agora que já conhece os benefícios das argilas e como usar, escolha a que mais atende seu tio de pele ou use a técnica multimasking e comece agora a de forma natural a cuidar do seu rosto e do seu corpo.
A ARGILA É UM PRODUTO DE ORIGEM NATURAL ISENTO DE REGISTRO NA ANVISA CONFORME RESOLUÇÃO 335199 / DE ACORDO RDC 27/2010 – ANVISA